Os gráficos de embalagem podem ser classificados em três tipos: gráficos concretos, gráficos semiconcretos e gráficos abstratos. Eles estão intimamente relacionados com o conteúdo da embalagem, a fim de transmitir plenamente as características do produto. Caso contrário, eles não terão significado, não podem ser associados a nada, e não podem ser esperados ter qualquer efeito. Este será o maior erro dos designers de embalagens. Em geral, se um produto se concentra mais em aspectos fisiológicos, como alimentos e bebidas, enfatiza o uso de gráficos concretos; Se o produto é mais focado em psicologia, gráficos abstratos ou semiconcretos são usados principalmente.
2. Os gráficos de embalagem estão relacionados com a idade, sexo e nível educacional do público-alvo
a. Faixa etária
Menos de 12 anos: Esta faixa etária é infantil e tende a ter consciência subjetiva quando se trata de reconhecer e representar imagens. Ser extremamente apaixonado por personagens de estilo cartoon, gráficos semi concretos, e aqueles cheios de gráficos dinâmicos e interessantes, que se conforma com as características psicológicas puras e inocentes das crianças.
13-19 anos de idade: Esta faixa etária é o período de desenvolvimento da juventude, onde eles estão cheios de imaginação e imitação, e gostam de estilo ídolo, sonhos e gráficos de embalagem elegantes.
20-29 anos: Os jovens após os 20 anos amadureceram fisiologicamente. As diferenças de género também são particularmente significativas. Comecei a prestar atenção a um senso de valor e autoridade, e a maioria deles já está em fase de emprego. Eu tenho forte julgamento e posso aceitar gráficos de embalagem em diferentes formas, mas ainda tenho um novo senso de gráficos abstratos.
30-49 anos: A maioria das pessoas nessa faixa etária já estabeleceu suas famílias e carreiras. Devido à influência de fatores como vida, ocupação, economia e sociedade, seus pensamentos são mais realistas e têm um forte senso de posicionamento, preferem realismo racional e preferem principalmente gráficos concretos.
Os homens gostam de aventura e têm a ambição de conquistar os outros; As mulheres preferem elegância e estabilidade, portanto, os homens tendem a preferir explicações, sci-fi e novas expressões visuais em gráficos de embalagem. As mulheres tendem a estar mais inclinadas às necessidades emocionais, preferindo formas concretas e bonitas de expressão, ao mesmo tempo em que consideram fatores fisiológicos e psicológicos.
b. Fatores de género
Os homens gostam de aventura e têm a ambição de conquistar os outros; As mulheres preferem elegância e estabilidade, portanto, os homens tendem a preferir explicações, sci-fi e novas expressões visuais em gráficos de embalagem. As mulheres tendem a estar mais inclinadas às necessidades emocionais, preferindo formas concretas e bonitas de expressão, ao mesmo tempo em que consideram fatores fisiológicos e psicológicos.
C. Formação escolar
No processo de aprendizagem, a educação muda os conceitos e temperamentos das pessoas, bem como os padrões para julgar o conhecimento. Devido aos diferentes níveis de escolaridade, existem diferenças significativas nas preferências para formulários de apresentação de embalagens. Pessoas com ensino superior são mais propensas a aceitar gráficos abstratos; Pessoas com menos educação tendem a preferir gráficos realistas e concretos que são fáceis de distinguir.
2,A forma de expressão de gráficos de embalagem
No design de embalagens, existem principalmente várias formas de representação gráfica de embalagens, que devem ser aplicadas de forma flexível no design de embalagens.
1. Reprodução do produto
"Tocar a cena para gerar emoções" refere-se ao processo de evocar experiências de vida semelhantes, pensamentos e sentimentos através das coisas. Usa as emoções como mediadoras, movendo-se de uma coisa para outra e pensando da aparência de uma coisa para a aparência de outra. Em geral, o design da embalagem baseia-se principalmente nas características externas do produto, nas características de desempenho do produto após o uso, no estado estático e de uso do produto, na composição do produto e dos componentes da embalagem, na fonte do produto, na história e história do produto, nas características do local de origem e costumes étnicos, etc., para retratar a conotação do produto, de modo que as pessoas possam associar o conteúdo da embalagem depois de ver os gráficos.
3. O símbolo do produto
Usar uma marca ou marca registrada para criar gráficos de embalagem de produtos pode destacar a marca e aumentar a credibilidade da qualidade do produto. Muitos sacos de compras e desenhos de embalagens de cigarros usam esta representação gráfica de embalagens.
5. A configuração do produto
Normalmente, os consumidores não estão muito familiarizados com as características dos novos produtos, o que requer o uso de métodos artificiais para explicá-los de várias maneiras. Mas a melhor maneira é colocar esforço na embalagem e usar gráficos de embalagem para expressar o uso do produto; Aumentar a persuasão do produto e assim despertar o interesse do consumidor. Fotos do processo de fabricação de cerveja ou método de uso impresso na embalagem de macarrão instantâneo podem ajudar os consumidores a entender as características do produto com antecedência. No design de embalagens, os gráficos de embalagens não podem ser isolados sozinhos, mas devem trabalhar de perto com o layout geral para tornar o design visual mais perfeito e estabelecer um estilo único.
3,Concepção das embalagens de exportação
Em embalagens de exportação, há casos em que mercadorias importadas são detidas pela alfândega local ou rejeitadas por consumidores locais devido a gráficos de embalagem que violam tabus do país de importação. Portanto, é crucial entender os tabus do país de importação sobre gráficos de embalagens no design de embalagens de produtos de exportação.
Diferentes países têm preferências e tabus diferentes para gráficos de embalagem: países islâmicos proíbem porcos, estrelas hexagonais, cruz, corpo feminino e gráficos de polegar levantado como gráficos de embalagem, e preferem formas de pentagrama e crescente; Os japoneses acreditam que as flores de lótus são azaradas, as raposas são astutas e gananciosas, e o padrão de crisântemo de dezesseis pétalas usado na crista real japonesa não é adequado para embalagem. Eles preferem padrões circulares e de flor de cerejeira; Os britânicos comparam a cabra a um homem imoral, consideram o galo como uma coisa suja, e o elefante como uma coisa inútil, o que é nojento, não pode ser usado como uma figura de embalagem, mas gosta da forma de escudo e figura de carvalho; Singapura é conhecida como a Cidade do Leão e adora formas de leão; A imagem de um cão é tabu na Tailândia, Afeganistão e países islâmicos no norte da África; Os franceses acreditam que as nozes são azaradas, e a figura de espadas é um símbolo de luto; O povo nicaraguense e coreano acredita que triângulos são azarados, e estes não podem ser usados como gráficos de embalagem; Algumas pessoas em Hong Kong consideram galinhas como sinônimo de prostitutas, então elas não são adequadas para uso como gráficos de embalagem de cama.
(Fonte: Intrusão e eliminação da rede)